Você teria coragem de visitar uma cidade em que o clima beira os -60ºC no inverno? E morar lá? Sim, esse lugar existe, e não está em nenhum dos polos da Terra.
Trata-se da remota Yakutsk, no norte da Sibéria, a cidade habitada mais fria do mundo. Yakutsk fica na Yakutia, um estado russo muito afastado que tem o tamanho da Índia. Para se ter uma ideia, a temperatura média anual em Yakutsk é de -21ºC. Apesar do frio extremo, a cidade não fica em regiões montanhosas, mas a apenas 200 metros de altitude. Cerca de 200 mil habitantes "suportam" esse clima. O acesso à Yakutsk é muito complicado. A cidade fica a cerca de 8 mil quilômetros de Moscou, e não há rodovias na região. Poucas companhias aéreas realizam o trajeto, principalmente no inverno. A melhor maneira de chegar à cidade é através de barcos que atravessam o Rio Lena. Isso quando este não está congelado. Apesar dessa atmosfera inóspita, a cidade é considerada uma das mais importantes de toda a Rússia, e possui boa infraestrutura. Isso deve-se ao fato da região ser responsável por cerca de 20% da produção de diamantes de todo o mundo. Yakutsk é tão rica em recursos naturais que especula-se que haja todos os elementos da Tabela Periódica em seu território. Muitos escritórios de mineração concentram-se no município.
Durante o verão, o clima gélido até que dá uma trégua, e as temperaturas podem chegar a aprazíveis 25ºC em dias ensolarados. Porém, essa temperatura agradável dura entre duas e três semanas da estação. Além disso, a amplitude térmica na região impressiona: nos picos de calor do verão, a cidade chega a 30ºC. Mas nos picos de frio do inverno, pode ultrapassar os -50ºC. Diferença de quase 80 graus! No entanto, há quem goste desse frio rigoroso, e a cidade até recebe uma boa quantidade de turistas no inverno. Muitos deles aproveitam para fazer atividades típicas do período, como esquiar, patinar ou simplesmente andar de trenó. Isso tudo acontece enquanto as temperaturas estão na faixa dos -20ºC. Abaixo disso, nem mesmo os moradores conseguem ficar mais de 10 minutos caminhando ao ar livre, e é preciso usar óculos específicos para não ter os olhos congelados (os óculos ainda podem grudar na pele, devido ao gelo). (aqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário