É uma ponte ao longo de 8 quilómetros, mas
depois mergulha no canal Flint por outros quatro. A Øresundbron já liga a
Dinamarca e a Suécia há quinze anos. É uma ponte, mas também é um túnel.
Depende do troço em que se conduz. A Øresundbron é a maravilha arquitetónica de
George K.S. Rotne que liga Copenhaga, na Dinamarca, à cidade sueca de Malmöe.
Mas tem uma particularidade: durante quatro quilómetros, os condutores têm de
atravessar o canal Flint debaixo de água. Só depois sobem para completar os
restantes oito numa ponte. A ponte com 204 metros de altura celebrou 15 anos,
assinalou o La Voz del Muro. Tem colunas de aço e betão que seguram quatro pistas
e dois carris ferroviários. Para se poder entrar na passagem subaquática foi
construída uma ilha artificial (Peberholm) com os materiais que sobraram das
obras na ponte e outros escavados do fundo do mar. Depois de averiguarem que a
ilha era sólida, os construtores lançaram então mãos ao arranque do túnel
(Observador)
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