A fotógrafa francesa Sophie Ebrard nunca
esperou encontrar "tanta beleza e humanidade" nos bastidores da
indústria pornográfica, disse em entrevista ao P3. Com o projecto "It's
Just Love", que resultou de quatro anos de trabalho nos "sets"
dos filmes para adultos do realizador Gazzman, a fotógrafa pretende revelar o
lado mais suave deste universo, humanizá-lo e assim remover o estigma lhe que
está associado. No terreno, deparou-se com "um cenário completamente
diferente daquele que esperava", conheceu "profissionais dedicados e
sérios", pessoas apaixonadas pela sua profissão e que levam, no final de
contas, uma vida normal. "Tudo decorre com muita naturalidade, como se
fosse apenas mais um dia no escritório", relatou. Sophie Ebrard
descreve-se como um "camaleão"; o seu trabalho consiste em penetrar
mundos desconhecidos e revelá-los a terceiros através da fotografia.
"Assistir a sexo ao vivo não é uma experiência quotidiana, mas para mim
tornou-se quotidiana. Aprendi que rapidamente nos podemos tornar insensíveis
àquilo que vemos. Aos olhos dos outros, eu acabei de regressar de uma gravação
de um filme pornográfico, e olham-me como se isso mesmo tivesse acontecido, com
algum choque. Eu apenas me dou conta disso quando regresso a casa, páro e me
olho em perspectiva. É uma experiência forte que eu normalizei. A câmara, neste
contexto, funciona como uma protecção. Posso comparar, remotamente, à
experiência da fotografia de guerra — que nunca tive. É difícil olhar essa
experiência em perspectiva quando regresso, existe um choque cultural com o meu
próprio mundo. Antes do início deste projecto, esta também era, para mim, uma
experiência extrema." A lente de Ebrard não faz mira ao erotismo, à
pornografia ou à ficção. Faz sim aos "momentos privados e
verdadeiros" vividos no estúdio. "Trata-se de uma mirada longa e
desprendida de quaisquer julgamentos e, por isso, honesta e única." O
projecto esteve em exposição na casa da autora, em Amsterdão, como parte
integrante do Festival Unseen que decorre anualmente em Setembro. A série
fotográfica conheceu publicação em diversos meios de comunicação, entre eles a
TIME Lightbox, BBC, The Guardian, Huffington Post e GUP (Público)
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